Parâmetros e definições de custos

Os dados de custos e instruções que você precisa para tomar decisões corretas em mineração

Preços Unitários

Os preços unitários nos quais se baseiam os custos de operação por hora são listados abaixo da coluna de especificações e custos de operação por hora na tela de custos de equipamentos.

Preços Unitários

Valores padrões estão baseados nos seguintes parâmetros:

Manutenção
O valor para o custo de manutenção é a media de salário, incluindo taxas, para mecânicos trabalhando em minas brasileiras, incluindo carvão, metais e minerais industriais, conforme determinado pelos pesquisadores da Infomine.
Combustível Diesel / Gasolina
Preços médios para consumidor final, fornecidos pela agencia nacional do petróleo (ANP), não estão incluídos nestes preços, pois estes valores geralmente se aplicam para o uso em estradas.
Gás Natural
Preços médios para consumidor final da Agencia nacional de petróleo (ANP), incluindo taxas específicas de energia, demanda e serviços.
Energia Elétrica
Preços médios da energia elétrica no Brasil, incluindo taxas específicas de energia, de demanda e serviços.

Unidades (Equipamento)

Aqui estão listados os números de unidades de equipamentos por usuário adicionado ao inventário do projeto.

Unidades (Equipamento)

Especificações

Especificações

Descrição
São fornecidas suficientes informações das especificações e capacidade para guiar o usuário na seleção apropriada dos equipamentos a serem adicionados no inventário do projeto.
Peso
Quando incluídos, os pesos listados foram providos pelos fabricantes. Eles podem representar o peso líquido ou bruto, mas sempre se destinam a proporcionar um custo estimado de transporte do equipamento.
Tipo de motor
Um item na coluna “Tipo de motor” indica que um motor é necessário para este equipamento. O tipo de motor ou máquina é indicado por: d=diesel, e=elétrico ou g=gasolina.
Motor incluído
Um “y” na coluna de “Motor Incluído” indica que o custo da compra e operação do motor está incluído no montante necessário para aquisição e utilização deste. Um “n” indica que o motor é necessário, mas não está incluído no custo de aquisição e utilização. Neste caso, um motor apropriado deverá ser selecionado na seção Diversos da Calculadora de Custos e adicionado ao inventário do projeto. Tanto o capital quanto o custo operacional devem ser incluídos na estimativa.
Motor (hp)
Esta entrada indica o tamanho (horsepower) de um motor ou máquina incluída no item ou requerido pelo item. O valor horsepower listado é usado nas equações do banco de dados para calcular os custos horários de combustível ou energia elétrica.

Custo Capital (Custo do Montante)

Custo Capital (Custo do Montante)

Os valores listados aqui são preços de listas ou valores estimados para o equipamento descrito. Eles são listados apenas com objetivo de estimativa e não devem ser considerados representativos de um valor de mercado atual. Grandes disparidades podem existir entre os preços listados aqui e os atualmente cobrados por um vendedor. As disparidades são decorrentes de diferenças em especificações, de opcionais incluídos, de resultados de negociações de preço, e de mudanças nas condições de mercado.

Preços de venda são comumente reduzidos até certo ponto de listas de preços. Quando há desconto oferecido por um fabricante, este dependerá de fatores como o número de unidades solicitadas e das condições do mercado para aquele modelo no momento. Um modelo de equipamento que é vendido em menor quantidade pode ter um desconto maior do que um que é mais vendido. Quando as condições de mercado estão fracas ou quando uma grande quantidade de fabricantes está presente, descontos tendem a serem maiores. Em casos específicos, um fabricante pode oferecer um desconto para realizar a sua primeira venda na área, em um segmento de indústria ou em uma mina específica.

Descontos para grandes equipamentos móveis, tais como caminhões fora-de-estrada, carregadeiras e escavadeiras, tipicamente variam de 5% a 40%. Descontos para equipamentos de menor porte, tais como motores ou bombas podem ser maiores: de 50% a 55%. As taxas, transporte do centro de distribuição até a mina e taxas de instalação geralmente não estão incluídas, tampouco os custos dos itens acessórios opcionais. O custo de instalação ou montagem varia drasticamente. Pequenas unidades móveis geralmente estão prontas para uso após a entrega. Grandes unidades móveis podem requerer custos de montagem. Os custos de mão de obra e de materiais em geral requerem equipamentos fixos, geralmente entre 38% a 145%, mas pode atingir 300% do preço de compra, dependendo primeiramente do nível da fundação, eletricidade e trabalho de tubulação em relação ao preço de compra do equipamento.

Nós, da InfoMine USA entendemos que os custos atuais podem ser menores do que os listados em decorrência de eventuais descontos, contudo, estes são compensados pelas opções adicionais. Assim, a lista de preços tende a possuir um valor mais elevado, mas é suficientemente acurada para uma estimativa preliminar mais conservadora.

Recuperação de Capital

Recuperação de Capital

“Recuperação de capital”, como usado aqui, é similar a “ depreciação”, exceto pelo fato de que o termo “ depreciação” tem implicações com taxas ao passo que “recuperação de capital” não tem. Este é o valor que deverá ser cobrado por hora para a provisão da compra ou reposição do equipamento. A Recuperação de capital é determinado pela seguinte equação:

Recuperação de capital = Custo ÷ R
Onde: R = tempo de vida do equipamento

O tempo de reposição antecipada é, com certeza, altamente variável e depende das condições de operação e da manutenção realizada pela empresa, bem como pela política de reposição. A vida do equipamento usado determina os valores da recuperação do capital listados abaixo. Revisões não estão incluídas nesta estimativa de vida, e nenhum ajuste foi realizado para nenhum valor residual no final da expectativa de vida do equipamento.

Compressores 12.000 horas
Correias 10.000 horas
Britadores 26.000 a 52.000 horas
Draglines 45.000 a 65.000 horas
Perfuratrizes 12.000 to 18.000 horas
Escavadeiras 10.000 to 14.000 horas
Células de Flotação 26.000 to 52.000 horas
Moinhos 52.000 to 104.000 horas
Bombas 12.000 horas
Pá carregadeira, Mecânica 25.000 horas
Espessadores 26.000 to 52.000 horas
Caminhões 37.500 horas

O capital de recuperação de custos não inclui inflação e juros.

Custos Gerais

Custos Gerais

Os custos gerais listados aqui são custos administrativos indiretos associados à aquisição e incluem seguro, licenciamento e custos de manutenção de registros. Estes são determinados pelo seguinte:

Custos Gerais = CR × F
Onde: CR = Custo de recuperação de capital (dólares por hora)
F = fator baseado em experiência

Impostos sobre Propriedade, impostos sobre venda, lucro e taxas sobre supervisão de projeto não estão incluídos.

Custos operacionais por hora

Custos operacionais por hora

Custos operacionais por hora são considerados variáveis e são diretamente relacionados ao uso diário. Os custos operacionais são baseados na premissa de que o equipamento está trabalhando uma hora completa dentro de condições razoáveis de funcionamento. Procedimentos para ajustar estes custos para outras condições ou para outras situações econômicas são explicados em “Como utilizar o calculador de custos”. O custo do tempo de operação não está incluído. Este deve ser acrescentado separadamente.

Revisão das partes

Revisões do custo das partes para equipamento móvel são aquelas associadas com o planejamento da reconstrução ou troca de grandes componentes como os motores e transmissores. Para os equipamentos fixos de processamento, os custos são relacionados a restauração e troca de grandes componentes sujeitos a desgaste como acionadores, telas de suporte e recipientes. O valor é baseado na seguinte relação:

Custo / hora de revisão de partes = ((Custo de capital × F) ÷ H)*C
Onde: F = Fator baseado em experiência
H = Hora operacional típica anual
C = coeficiente escala

Trabalho de revisão

Custos de Trabalho de revisão para equipamento móvel são aqueles associados à reconstrução e ou recolocação programada de grandes componentes como motores e transmissores. Para equipamento de processo fixo, os custos são ligados à restauração ou reposição de grandes componentes de desgaste como os acionadores, telas de suporte e recipientes. O valor é baseado na seguinte relação:

Custo de Trabalho de revisão por hora = Custo de revisão de partes × F × L
Onde: F = Fator baseado em experiência
L = Salário de Trabalho de revisão por hora acrescido dos beneficios
(dólares por hora)

Detalhes da Manutenção

Este item representa os custos associados tanto com reparos não programados como a prestação de serviços em pequenos e grandes componentes, excluindo atividades de revisão. Estes incluem todos os aspectos ligados à manutenção do maquinário exclusivo para abastecimento, lubrificação, troca de pneus, bem como, manutenção e troca de partes diretamente relacionadas à alimentação de energia (veja partes desgastáveis). O seu valor é baseado no seguinte relacionamento:

Custo de detalhe da Manutenção por hora = ((Custo de Capital × F) ÷ H)*C
Onde: F = Fator baseado em experiência
H = Hora típica de operação anual
C = Coeficiente Escala

Trabalho de Manutenção

Este item representa uma típica cobrança por hora da operação para cobrir tempo que os mecânicos gastam para efetuar a manutenção e reparos, exclusivo do serviço de revisão. O seu valor é baseado no seguinte relacionamento:

Custo de trabalho de manutenção por Hora = Custo de Manutenção detalhada × F × L
Onde: F = Fator baseado em experiência
L = Salário de Trabalho de revisão por hora acrescido dos benefícios (dólares por hora)

Combustivel/Energia

Este item lista o custo por hora do diesel, gasolina, energia elétrica ou gás natural, de acordo com o que for mais apropriado. É necessário observar se na coluna “Motor Incluído” aparece a letra “n” ou “y”. Se aparece um “n”, um motor se faz necessário, mas os custos de operação não estão incluídos aqui. Neste caso, deve-se escolher um motor na lista de Equipamentos Diversos e adicionar à estimativa tanto o seu custo quanto o valor para a operação. Os custos para cada tipo de combustível são determinados pelo seguinte relacionamento:

Combustível Diesel

O custo por hora de combustível diesel exigido para a operação do equipamento dentro de condições razoáveis é estimado pelo seguinte relacionamento:

Custo de consumo de combustível diesel por Hora = capacidade do motor × F × D
Onde: F = Fator baseado em experiência
D = Preço do combustível diesel (dólares por galão)

Gasolina

O custo por hora de gasolina, exigido para a operação do equipamento dentro de condições razoáveis, é estimado pelo seguinte relacionamento:

Custo de consumo de Gasolina por Hora = capacidade do motor × F × G
Onde: F = Fator baseado em experiência
G = Preço da Gasolina (dólares por galão)

Energia elétrica

O custo por hora de energia elétrica necessária para a operação do equipamento dentro de condições razoáveis é estimado pelo seguinte relacionamento:

Custo da energia elétrica por hora = potência do motor × F × 0.746 KW por potência × E
Onde: F = média de desempenho da energia elétrica (fator)
E = preço da energia elétrica (dólares por KWH)

O preço da energia elétrica (E) inclui custos e demanda, bem como o custo da energia.

Gás natural

O custo por hora de gás natural necessária para a operação do equipamento dentro de condições razoáveis é estimado pelo seguinte relacionamento:

Custo de gás natural por hora = (E ÷ 1,040,000 btu's/MCF) × N
Onde: E = Requisitos Energia (btu’s por hora)
N = Preço do Gás natural (dólares por MCF)

Óleo

O custo por hora de óleo de câmbio e outros lubrificantes necessários para a operação do equipamento dentro de condições razoáveis é estimado pelo seguinte relacionamento:

Preço do óleo por Hora = (Custo Capital ÷ FL) + (((Motor HP ÷ FC) × L) ÷ I)
Onde: FL = fator baseado na experiência do equipamento de lubrificação
FC = fator baseado na experiência do equipamento de cambio
L = Preço de óleo (dollars per gallon)
I = Intervalo de troca de óleo (horas)

Pneus

O custo de pneus é baseado na premissa de que cada pneu será recauchutado duas vezes antes de ser trocado por um novo. O custo da recauchutagem é 75% do custo de um pneu novo e a expectativa de vida, cerca de 9% menor. O custo por hora para pneus é calculado pelo seguinte relacionamento:

Custo de pneus por Hora = ((N pneus × T) + (2 recauchutagens × (0.75 × T × N pneus))) ÷ (L horas + ((2 recauchutagens × L horas) ÷ 1.1))
Onde: N = número de pneus necessários em um veículo
T = preço do pneu
L = Expectaviva de vida do pneu

Partes desgastáveis

Os custos que aparecem nesta coluna geralmente se referem aos custos de peças diretamente envolvidas com as rochas e que produzem certa quantidade de energia com a intenção de alterar a estrutura da rocha. Estes incluem itens como pontas de perfuradores, pás de trator esteira, dentes de escavadeiras, trituradores e chapas de impacto bem como partes do moinho. Índices de desgaste por hora, computados aqui, são considerados medianos para mineração em rocha e operações de processamento mineral. Os relacionamentos utilizados para prover o custo de desgaste de peças são específicos do maquinário e têm o seguinte formato:

Custo de desgaste de peças = Pc × Hc
Onde: Pc = custo de peças (pontas de perfuradores, Bolas de Moinho, dentes de caçamba)
Hc = consumo de peças por hora

Total

O custo operacional total inclui a soma do custo de oito itens operacionais listados. Este não inclui a desvalorização, juros, seguro ou custo de capital das instalações. Ele tampouco inclui o custo dos operadores do equipamento.